Nós não temos essa fantasia

Ontem estava conversando com uma amiga. Ela perguntou sobre a minha aliança de casamento. Gostou do design. Na verdade ela não sabia que era uma aliança. Porque o costume por aqui são anéis grandes e o da mulher normalmente tem um diamante.

Fui dizer que o costume no Brasil não é de ter diamantes.  Só que usei a palavra costume. E aí nesse momento na minha cabeça soou um grande alarme. Palavra errada! Muito errada!

A palavra costume em inglês, com a mesmíssima grafia do português e só um sotaque diferente na hora de falar, significa fantasia. E por mais que você saiba, quase sempre sai no sentido em português. E aí tem que recomeçar tudo de novo e consertar o erro.

Fiz a experiência de colocar a frase ‘nós não temos o costume’ no tradutor do google só para ver se ele também não se confunde. A resposta: ‘we do not have the usual’!?

Outras palavras horríveis e que estão sempre presente no dia a dia são pull (puxar) e push (empurrar). Por mais que eu saiba que push não é puxar, não tem como. Sempre que quero falar ou que ouço pull ou push tenho que pensar duas ou três vezes para não me confundir.   

E mesmo assim me confundo. É um tal de tentar puxar porta ao invés de empurrar ou empurrar ao invés de puxar…  

Por que diabos palavras tão parecidas (push e puxe) têm o sentido tão oposto? Será que foi alguma piada sem graça de algum português?

One Response to Nós não temos essa fantasia

  1. Priscilla Santos diz:

    Riiii muito deste post!! muito bom o blog!! eu tb preciso pensar pra nao confundir rsrsrs

Deixe uma Resposta

