A medicina canadense de British Columbia

O sistema comunista de medicina aqui, que é como os americanos chamam, é bem diferente do brasileiro. Não quero dizer que seja melhor ou pior, mas tem pontos positivos e negativos principalmente para quem vem de outro sistema.

Para deixar claro, não é nada de graça. Cada província tem o seu valor. A gente paga uma mensalidade que não chega nem perto dos planos de saúde no Brasil. Um casal aqui custa 109 dólares. Tem aumentado todo ano desde que a gente está aqui. Era 96 depois passou para 102.

Não cobre dentista, nem oculista. Para esses dois tem que pagar, a não ser que você tenha um plano estendido. Agora a gente tem porque o trabalho oferece como benefício.

Pelo sistema você tem que escolher um médico de família. Ele vai ser sempre o primeiro médico. Não importa se o seu problema for muscular, na cabeça ou na pele. Esse médico vai te examinar primeiro e se achar que precisa, te indica para um especialista.

Isso às vezes incomoda um pouco. Primeiro porque o médico de família vai primeiro tentar um tratamento. Se não der certo aí é que talvez te mande ao especialista.

Outra coisa muito estranha é quando você faz algum exame. Qualquer que seja. Você vai no laboratório e o resultado é enviado diretamente para o médico. Você não vê. E se estiver tudo bem o médico nem vai te ligar. 

Como conseguimos o plano estendido, resolvemos ir ao dentista. E aí começamos a perguntar para amigos e colegas de trabalho canadenses sobre um dentista competente e confiável. Descobrimos que eles não constumam ir ao dentista. A maioria das respostas foram de que a última vez no dentista foi com treze, quinze anos.

Enfim, encontramos um dentista. Ainda não fomos, mas a consulta está marcada.

5 respostas a A medicina canadense de British Columbia

  1. marcia diz:

    Osvaldo, sou uma carioca morando em Richmond. Eu ainda não fui mas já sei que tem uma dentista brasileira muito boa em Downtown, ela Chama Isis. Se vc quiser eu te passo o tel dela,
    Marcia

  2. SIMONE diz:

    Eu ia te falar da dentista ai de cima, ela mora aqui a muitos anos eu fui la e recomendo.
    http://www.aarm-dental.com/locations/yaletown

  3. Oswaldo diz:

    Obrigado! A Luiza marcou um horário para a gente com uma dentista que acho que é a mesma… mundinho pequeno! Ainda melhor tendo mais recomendações!

  4. Guilherme diz:

    Olá Oswaldo, sou estudante de fonoaudiologia no Brasil e pelo que sei a profissão aí se divide em speech therapist e audiologist. Sabe dizer como se faz para ir à esses profissionais? Paga a consulta por fora? Como disse sou estudante e pretendo fazer meu mestrado aí.
    Obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: