Tópico polêmico: os chineses

Conheci um polonês e conversando com ele surgiu um ponto na conversa que talvez seja meio recorrente por aqui, os chineses.

O cara veio para o Canadá fugindo do comunismo. Antes de começar a conversar com ele, um canadense que estava no mesmo local estava reclamando de ter sido revistado no aeroporto. Disse que tinha sido apalpado mais do que deveria. O polonês só virou para ele e disse: “Você está reclamando porque nunca cruzou a fronteira entre a Polônia e a União Soviética”.

Depois quando fiquei de papo com ele, falamos sobre imigrar, os pontos bons do Canadá, os negativos. E aí o tópico se voltou para os chineses. 

Ele foi jantar num restaurante com um amigo chinês e tinham dois cardápios no lugar, um em inglês e um em mandarim. Na hora de pedir a comida, o amigo falou para pedir do cardápio em mandarim porque seria mais barato. Ele não acreditou e para testar pediu o mesmo prato em cardápios diferentes.

Não deu outra, quando a conta chegou, o prato dele era quase o dobro do preço e a garçonete achou aquilo tudo normal mesmo quando ele reclamou. No final das contas o amigo passou um papo em mandarim na garçonete e pagaram o mesmo preço.

Passei também por uma situação no mínimo engraçada. Fui ao Richmond Center, shopping que fica em Richmond, cidade onde a grande maioria é de chineses e se fala mais mandarim do que inglês.

Decidi ir ao cinema. Entrei cedo na sala. Sentei no centro da sala. As outras pessoas que iriam assistir ao filme foram entrando. Era o único sem ter olhos puxados. O engraçado foi que ninguém chegou perto. O resto da platéia ficou sentada lá pelas última fileiras. Todos eles bem juntos, mas bem afastados de mim.

Claro que tudo o que estou falando aqui sobre os chineses é uma generalização. Nem todos são fechados. E existem vários outros nichos de imigrantes que se fecham em suas próprias comunidades. Os chineses são só os mais visíveis. 

O medo é de que no futuro os canadenses comecem a se revoltar de algum modo contra os imigrantes por se sentirem estranhos em seu próprio país. Porque tem muitos imigrantes por aqui que não vieram para recriar o país de origem e tentam se adaptar ao máximo a cultura canadense e ao modo de vida local.

5 respostas a Tópico polêmico: os chineses

  1. Sandro diz:

    Esse é um assunto polêmico mesmo e para quem mora em Vancouver a força da comunidade chinesa realmente impressiona.

    Tenho uma amiga de trabalho indiana e ela passa o dia reclamando dos chineses, e conheço alguns canadenses com medo pois eles já perceberam que os chineses estão tomando conta da economia da província.

    Na escola dos meus filhos 80% são de origem chinesa e não vou me surpreender quando meu filho chegar em casa falando mandarim ou apaixonado por uma canadense de olho puxado.

    Já estou aprendendo a gostar de chinese food…rss !!

    Abraço

  2. Simone diz:

    Nos mudamos pra Nanaimo a 2 meses, aqui a maioria é canadense, quase não se vê olhos puxados, na verdade quase não se vê imigrantes por aqui. Isso muda muita coisa. Tenho impressão que agora é que eu imigrei pro Canadá.

  3. Joice diz:

    Nossa!
    Isso realmente é triste e preocupante.
    Os chinas não estam aí com o espirito proposto para imigrantes.
    E concordo Qnd vc diz,sobre o governo passar a fechar portas a partir de reclamações e revoltas do povo canadense nativo.
    Abcs
    Joice

  4. Oswaldo diz:

    Não esqueçamos que o Canadá é um país de imigrantes, então é normal que nas grandes cidades se veja muitos imigrantes e nas cidades menores mais “canadenses”.
    E os chineses são só os mais visíveis porque são muitos. Mas já ouvi falar de outras comunidades de imigrantes bem fechadas em si por aqui.
    Aliás, o que é ser “canadense”?

  5. Marina diz:

    realmente um tópico polêmico!!
    prefiro opnar somente qdo chegar aí!
    abç

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: