Sensação de segurança

Na segunda-feira eu e Luiza pegamos um ônibus. Entramos, sentamos e olhamos para o lado. Tinha um cara com uma televisão Sony Bravia LCD de 32”. Ele provavelmente tinha acabado de comprar. Ontem passei pela loja da Sony e estava realmente valendo a pena: CDN$369,99. Rastros ainda das promoções pós Natal, Boxing Sale Week.

Promoções a parte, o que chamou atenção foi alguém carregando uma TV no ônibus. Ainda mais isso tendo acontecendo dois dias depois de chegarmos do Brasil.

Na verdade não deveria chamar atenção. Já vi várias pessoas trabalhando em seus lap tops nos ônibus. Ou o que é mais recente, nos Ipads. Para eles não é nada demais.

Lembro que, mais de um ano atrás, quando compramos um lap top para a Luiza, fui carregando a caixa pela rua. A Luiza a princípio estava desconfortável de andar com um computador na caixa por aí. Sugeriu até que pegássemos um taxi. Mas eram somente dez minutos andando. E ninguém deu bola para a gente.

Talvez isso tudo tenha vindo a minha cabeça agora porque quando fomos ao Brasil uma situação parecida aconteceu com uma amiga nossa. Ela pegou um ônibus e puxou seu Ipod da bolsa. Imediatamente todo mundo olhou para ela. Não é uma coisa normal e não deveria ser feita no Rio.

O Ipod ainda é muito caro no Brasil. É uma coisa que não é qualquer um que pode ter. Ao contrário daqui. Qualquer um tem acesso a Ipods, Ipads, lap tops. Sim, os preços são um pouco mais baixos aqui. Mas não é só por isso.

A desigualdade social no Canadá é muito menor. O salário mínimo é por volta de CDN$1400 (por volta porque eles contam 8 dólares mínimos por hora e não o salário mensal, e ainda assim é o mais baixo do país). No Brasil vai aumentar para 540 reais mensais.

Aqui, um Ipod Nano de 8GB custa 178 dólares já com os impostos. No Brasil, custa 549 reais. Ou seja, mais que o salário mínimo.

Enfim, o que quero dizer é que o Brasil pode estar no caminho certo, pode estar melhorando em várias coisas. Mas talvez ainda tenha um longo caminho pela frente. Afinal, repetindo a fala de um amigo meu: se você quer usar o lap top no ônibus, você tem que limpar sua privada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: