Às vezes não faz diferença se está sol, chuva ou nublado

Os dias mais curtos acabam fazendo a gente jantar mais cedo e ficar com sono antes da hora. Por volta das 4 da tarde já está escurecendo. Aí começa a dar uma moleza…

A partir do dia 21 de dezembro os dias param de diminuir e passam a crescer. 

Mas tem um lugar em que você às vezes perde a noção de se é dia ou noite, se chove ou faz sol. O set de cinema.

Semanas atrás estava numa gravação dentro de um ginásio da Simon Fraser University. Tinham vários canhões de luz do lado de fora. Dentro não dava para ter a mínima noção de se fora estava claro ou escuro. Num dos dias entrei no ginásio antes das 7 da manhã, ainda escuro, e só saí tarde da noite. Para mim o dia foi gigantesco por estar lá dentro.

Outro dia a gravação foi dentro de uma loja de móveis, The Brick. Os canhões de luz do lado de fora simulavam o sol. Enquanto estava lá dentro parecia um dia ensolarado. Quando saía, podia ver o dia chuvoso e nublado.

É estranho como a gente pode se enganar. O princípio do cinema e TV na verdade é a enganação. Eles te enganam fazendo acreditar que aqueles atores são amigos, namorados, familiares. Te enganam também quanto às situações e aos lugares.

O filme do Esquadrão Classe A foi todo gravado em Vancouver. O centro da cidade virou Frankfurt. O centro de convenções virou uma estação de trem. A região perto de Kelowna virou o México. Cloverdale virou uma base militar americana no Iraque. E outras regiões ao sul de Vancouver viraram as ruas de Bagdá.  

Na série que tenho trabalhado, Hellcats, a história se passa em Menphis e é gravada toda aqui. Mas também, não são muitos os que já foram em Memphis e que conseguem dizer que o que está na tela é na verdade Vancouver. Até porque todas as possíveis referências ao Canadá são meticulosamente banidas da tela.

4 respostas a Às vezes não faz diferença se está sol, chuva ou nublado

  1. Marcel Tau diz:

    Oswaldo,

    É exatamente essa “magia” do cinema que sempre me atraiu, é essa possibilidade de estar em um único lugar e em muitos ao mesmo tempo que me fascina, e me faz ter ainda mais vontade de trabalhar nessa vida ao ler esses seus posts…

  2. Marina diz:

    Deve ser muito legal isso!!

  3. Maíra diz:

    Ai, Wawa, pelo menos você ainda pode se enganar com a magia do cinema e pensar que tá sol ou verão. Se eu abrir a cortina, já vejo aquele céu cinza e escuro e dá a maior deprê.

    Mas Brasil taí pra isso, né? Chego depois de vocês, mas chego a tempo da nossa festinha de Natal! Saudade de vocês!

    beijos

  4. Oswaldo diz:

    Maneiro vc vir!!! Está o maior solzão!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: