Qual o seu nome? Hein!?

Quando você é estrangeiro e chega no Canadá, a primeira dificuldade pode ser o seu nome. Como a fonética de cada língua é diferente, isso pode causar algumas confusões até o seu nome ser transformado para o inglês.

Meu nome é Oswaldo. Eles não conseguem pronunciar o W como V nunca. Sai sempre Osualdo. Se sair alguma coisa. Com alguns nem indo pelo caminho do ‘é quase como Osvald, mas com um O no final’. Outros se esforçam bastante e conseguem dizer meu nome corretamente.

Isso sem falar que meu primeiro nome é Jose. J com som de J nunca acontece. Sai sempre Rrrrose. Mas como não gosto desse nome e não quero ser confundido com mexicano, não o uso. Nada contra mexicanos. Mas já é difícil às vezes eles entenderem que falo português e não espanhol que é melhor não complicar.

Voltando ao Oswaldo, ganhei um apelido mais simples para eles. Agora a maioria me chama de Oz. Um ou outro ainda vem com Ozzy. 

Pelo menos meu nome talvez seja mais fácil para eles do que João Paulo. Eles não conseguem pronunciar de jeito nenhum. E não tem jeito, acaba se tornando JP.

Trabalhei com um português que veio para cá ainda criança. O nome dele é Hermano. Aqui virou Herman (Rerman).

Conheci um canadense que veio da parte francesa chamado François. Virou Franco.

Enfim, se tiver um filho por aqui algum dia, terei que pensar nessa questão do nome. Não quero perder minhas raízes brasileiras dando um nome inglês demais, mas também não adiantaria dar um nome brasileiro demais que eles não consigam pronunciar.

4 respostas a Qual o seu nome? Hein!?

  1. Simone diz:

    O meu nome tabém mudou um pouco, não muito, eles falam Simon falta o fim do nome e até eu ja me apresento assim, já minha filha se deu bem o nome dela é Lana e é um nome que muda muito pouco a pronuncia.

  2. Olá Ozzy (rsrs)….

    Que tal alguns nomes internacionais não-latinizados do tipo ‘Laura’, ‘Victor’, ‘Maria’, ‘Felix’, ‘Luca’, ‘Elias’, ‘Julia’, ‘Sarah’, ‘Diego’, ‘Liam’, ‘Enzo’.

    Good luck.

    Der Doppelgänger

  3. Leonardo Luz diz:

    Como assim? Não vai ser Luizowaldo para menino ou Oswaldiza para menina? Colé, Doc!!!!!

  4. Cauê diz:

    Pois é, eu sofro bastante com meu nome também. Cauê é simplesmente impossivel para eles. E deve ser tão estranho, que inclusive minha carteirinha da assistencia medica veio como Cave, porque se chamar caverna deve ser mais normal que Cauê, hehe

    []s

Deixe uma Resposta

