Um pouco mais sobre os sets

Depois que escrevi o último post sobre estar trabalhando com cinema, recebi mensagens perguntando como fiz para entrar na área e coisas assim. Bom, agora estou trabalhando. Mas a vida ainda não está totalmente ganha. Já conheci algumas pessoas, mas ainda estou trabalhando na minha rede de amizades para continuar tendo sempre trabalhos.

Quando cheguei aqui, há um ano e meio, meu primeiro objetivo era simples: chegar perto dos sets de filmagem aprender tudo o que pudesse. Para isso, me inscrevi numa agência de figurantes. E fui conhecendo como eles trabalham. Além de me divertir um pouco nesse mundo de faz de conta.

O sistema de trabalho deles é baseado nos sindicatos. Para ser qualquer coisa você tem que fazer parte de um. Descobri o sindicato do qual gostaria de fazer parte (Directors Guide of Canada), li todo o site e fui lá conversar com eles.

Descobri o caminho das pedras, que é longo. Para entrar no sindicato você tem que passar por um período trabalhando como Production Assistant. Depois disso é possível seguir em frente para outras funções ou mesmo continuar como Production Assistant, mas agora como membro do sindicato.  

Então saí mandando currículos para todas as produções. A primeira chance que tive  não foi nem no cinema, foi num comercial. Depois continuei mandando currículos e tive a primeira chance no cinema. Fui chamado para outros trabalhos, continuei mandando currículos. E estou trabalhando nesse momento.

Mas o trabalho é como diária. Não há contratos. Nunca dá para saber se terá trabalho a semana toda ou não. E muitas vezes só descubro que vou trabalhar na noite da véspera quando recebo uma ligação. Além de serem longas horas de trabalho, normalmente 15.

2 respostas a Um pouco mais sobre os sets

  1. Marcel diz:

    Fala Oswaldo,

    Brigadão pela resposta cara. Realmente o caminho deve ser tortuosa, mas é legal que parece que você está colhendo os frutos.

    Eu estive em Los Angeles trabalhando por uns 4 meses (em hotelaria), até me cadastrei em um site que recebia notificações de figuração, mas nunca casou tempo e oportunidade para eu participar de uma. Mas deve ser muita diversão mesmo.

    Agora me diz uma coisa, nesse período de figuração você chegava a receber? Ou era só aqueles que ganha uma lanchinho?

    E abusando da sua boa vontade, o trabalho de production assistant consiste no que exatamente? Pelos posts anteriores que li, você é de locações né, cuida das cenas externas e tal, você continua nisso? Para entrar no sindicato falta o que para você?

    E o trampo é esporádico e talz, mas o que aparece dá pra ganhar um dinheiro bom?

    E na questão treinamento, experiência, você fez algum curso específico ou tinha experiência na área?

    Agradeço muita sua atenção Oswaldo, se puder dá um pulo lá no meu blog.😀
    Abs!

  2. Oswaldo diz:

    A figuração que fiz aqui foi através de agências e o salário é por hora.
    Production Assistant faz parte da equipe de Locações e a função é de cuidar de tudo relativo às locações externas, desde fazer a preparação da locação, de deixar o set pronto para a filmagem, de manter o set pronto para a filmagem e depois fazer a desprodução do set.
    Todas as regras sobre entrar no sindicato podem ser encontradas no site do Directors Guide of Canada, assim como os cursos que eles exigem.
    O trabalho começa esporádico, mas assim que você vai conhecendo pessoas e entrando no meio vira um emprego como qualquer outro. Você só não tem a segurança de um contrato dizendo o mínimo de horas por semana.

Deixe uma Resposta

