(Des)Estereotipando

Depois de escrever o post sobre as roupas curtas que as mulheres usam por aqui, fiquei pensando mais no assunto. Comentei com um amigo canadense e ele disse que a culpa das roupas estarem curtas é das asiáticas. Elas teriam começado usando shorts e saias extra-curtas e as canadenses ‘tiveram’ que acompanhar.

Esse amigo nem é xenofóbico ou asian-fóbico não. E talvez ele até tenha uma certa razão porque no inverno, quando está abaixo de cinco graus, você consegue ver asiáticas usando shorts ou saias curtíssimas de noite. A brincadeira é que elas usam calcinhas aquecidas elétricas.

Depois lembrei também do que aconteceu no Brasil com uma estudante que usou saias curtas e os colegas de faculdade a chamaram  de piranha e a faculdade a expulsou por não usar roupas adequadas. Isso é um caso extremo, mas se no Brasil as mulheres usam roupas curtas como aqui, são taxadas de piranha e daí para baixo. Aqui não. É normal, ninguém as julga.

Na verdade os canadenses são muito mais liberais e os brasileiros muito mais conservadores, bem ao contrário do que as pessoas pensam.

O assunto também me fez pensar nos estereótipos que fazem das brasileiras, por exemplo. Se você perguntar a imagem que fazem de uma brasileira por aqui, ou talvez em qualquer parte do mundo, é de usar poucas roupas, ser uma mulher sensual, de dar em cima dos homens e ser uma mulher fácil. 

Isso já ouvi de canadenses e de mulheres brasileiras que ouviram de canadenses. Um cara inclusive teimou com a Luiza que ela não podia ser brasileira de jeito nenhum. Tudo porque ela é baixa, branca, loura e é séria no trabalho.

Outro estereótipo é de que o canadense é mais amigável e educado do que os americanos. Num primeiro momento os canadenses são realmente muito legais e bem amigáveis. Pedem desculpas por tudo. Mas é difícil passar desse primeiro momento de amizade para algo mais profundo.

E essa coisa de ser bonzinho pode sumir de uma hora para outra quando se trata de trabalho. Os canadenses, generalizando por tudo que ouvi ou já passei por, não dividem qualquer informação em relação ao trabalho. Eles mesmo dizem que demoraram para aprender o que sabem e que não vão facilitar a sua vida. Eles pensam que se dividirem a informação estarão dando um tiro no próprio pé, pois a pessoa passará a concorrer com ele.

E continuando esse raciocínio, por mais que eles pareçam muito amigáveis, para eles não é nada demais fazer o que chamamos de dar uma facada nas costas no trabalho. É normal para eles.

É difícil saber o que esperar dos canadenses. Ao contrário dos americanos, que deixam claro desde o primeiro dia quem eles são, até onde vão e até onde você pode ir.

São diferenças culturais que podem assustar num primeiro momento. Mas que se você veio para o Canadá por livre e espontânea vontade tem que se acostumar e aprender as regras do jogo. Não adianta ficar reclamando.

E claro, isso tudo é uma opinião minha por tudo o que ouço ou por que passei em praticamente um ano e meio em Vancouver. Cada um tem suas próprias experiências que podem ser iguais ou diferentes.

3 respostas a (Des)Estereotipando

  1. Normalmente são algumas poucas pessoas que passam a imagem errada,mas ai acabam generalizando,não são todos brasileiros que infringem regras,usam micro roupas ou roubam o marido ou esposa dos outros.
    Até Mais !

  2. Oswaldo diz:

    A imagem que eles têm do brasileiro é essa… pelo menos até conhecer alguém que não seja assim e começar a mudar de opinião…

  3. Leonardo Luz diz:

    Eu gostei mesmo foi da última frase; muito profunda e esclarecedora. Coisa de quem usou anos de experiência e sabedoria para pronunciá-la…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: