Imigração – resposta a um comentário

Escrevi o post anterior e recebi o seguinte comentário:

“Oi, espero q vc nao esteja se tornando mais um daqueles imigrantes q nao querem q outros tenham a mesma chance q vc…”

Pode ser que eu não tenha deixado claro o que quis dizer.

Hoje em dia a população em Vancouver é quase meio a meio entre canadenses e imigrantes. Tem muitos asiáticos e isso você percebe só de sair na rua. Não tenho preconceito contra asiáticos ou qualquer outra nacionalidade.

Mas uma coisa que muito acontece aqui é que, principalmente os chineses, se fecham em suas comunidades e muitas vezes nem tentam aprender o inglês. Se você for andar em Richmond não precisa falar inglês, aliás, é melhor que fale mandarim.

Dito isso, já ouvi de alguns canadenses críticas a isso. Como podem pessoas vir para um país de língua inglesa/francesa e não falar a língua nativa? Alguns canadenses criticam muito isso. Já ouvi falarem que às vezes eles se sentem estrangeiros no próprio país.

O que quis dizer no post anterior é que se isso está acontecendo agora, imagina se a população aumentar de 33 milhões para 100 milhões só por meio de imigração. Aí é que os canadenses vão se sentir mais fora de seu próprio país. Aí pode acontecer de o sentimento xenofóbico crescer tanto até chegar às vias da violência.

Um outro fato é que os canadenses brigam muito por achar o que é ser canadense. Na abertura e encerramento das Olimpíadas de Inverno deu para sentir isso bem. Todos os discursos e poemas e músicas tentando sublinhar ou redescobrir o sentimento de ser canadense.

E aí fechei o post dizendo que talvez fosse mais interessante para os próprios canadenses uma política de incentivo a ter filhos.

Nada contra a imigração. Pelo contrário. Sou imigrante e estou feliz com a oportunidade de estar aqui. O que me preocupa é só o futuro e como a população nativa irá reagir quando forem só 20% dos habitantes do país. Acho que quando uma pessoa resolve ir morar em outro país tem sim que tentar entender o modo de vida local e assimilá-lo o máximo possível.

2 respostas a Imigração – resposta a um comentário

  1. marina diz:

    concordo plenamente!!

  2. simone diz:

    Concordo! tb já ouvi isso de canadenses,que acham absurdo pessoas morarem aqui a tanto tempo e nao aprenderem a lingua.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: