Duas semanas no Rio

 O Faustão emagreceu. A Ana Maria Braga parece o Coringa (plástica demais) bombado (forte demais). Essas foram as grandes novidades que encontramos no Rio depois de duas semanas de férias revendo a família e os amigos. Duas semanas também sem escrever aqui.

Tudo bem, não foi só isso. As UPPs (Unidades Pacificadoras de Polícia) estão aparentemente fazendo um bom trabalho no Rio, para quem não sabe, é a polícia ocupando os morros e comunidades, expulsando o tráfico.

Também passamos por coisas bizarras. A prefeitura permitiu um evento religioso (na verdade não importa que religião ou qual evento era) na  enseada de Botafogo. Um evento para mais de 1 milhão de pessoas. E permitiu que trocentos ônibus que trouxeram o público dos subúrbios parassem em qualquer lugar. Qualquer lugar mesmo.

As ruas foram fechadas pelos ônibus e deu um nó no trânsito da cidade. A prefeitura disse que não tem culpa porque não foi informada da quantidade de público. Mas como permitiu que se parassem os ônibus em qualquer lugar? E se não sabiam mesmo, tinham que multar os organizadores. Mas, pelo que eu saiba, isso não aconteceu…

Uma das coisas que me chamou a atenção ao chegar no Rio foi a diferença de luminosidade. Os dias lá são muito mais claros e o sol muito mais forte em comparação a Vancouver. Saímos de lá com a temperatura por volta de 10 a 15 graus e encontramos o dobro. Derretemos diariamente.

Uma das coisas boas que têm acontecido no Rio é a Lei Seca. Quando saímos de lá, ela já existia. Mas como tudo no Brasil, achamos que ia cair no esquecimento. Não foi isso que aconteceu. Continua tendo blitz pela cidade e as pessoas realmente estão bebendo menos ou não bebendo quando saem de carro.  Será que as coisas estão mudando? 

Passei um ano acostumado a dirigir com a velocidade máxima de 50 km/h, que é o permitido dentro de Vancouver. Quando comecei a dirigir no Rio, a diferença foi grande. Além da bagunça que é o trânsito. Dirigi para a Barra e no caminho que costumava atingir 100 km/h (o permitido é 80km/h), não passei de 70 hm/h. O que fez com que vários carros piscassem faróis e reclamassem que estava devagar.

Outra grande diferença é que nenhum pedestre respeita o sinal ou faixa de pedestre. Todo mundo sai atravessando a rua na hora que quer. Se em Vancouver a gente tem que parar o carro se alguém encosta o pé na rua, lá você precisa só desviar. E como os carros furam sinais vermelhos… tinha me esquecido disso.

O metrô chegar até Praça General Osório em Ipanema foi sensacional. Agora pude ir de metrô da casa de minha mãe no Flamengo até  a casa da mãe da Luiza em Ipanema. Poupa tempo e é muito mais confortável que ônibus.

Matamos saudades do feijão, do pastel, do catupiry, do guaraná, do chope, da carne, do pão francês, da batata inglêsa com provolone…   

Foi bom rever o Rio, que continua lindo. Acho que as coisas estão melhorando. Espero que continue assim, melhorando. Até porque os erros de muitos e muitos anos não podem ser corrigidos de uma hora para outra.   

Mas depois de duas semanas já estava batendo as saudades de minha casinha, que na verdade é um apartamento, em Vancouver. Não há nada melhor do que o nosso lar. Meu lar agora é em Vancouver, mas acho que o Rio, de certo modo, sempre será também um pouco meu lar.

2 respostas a Duas semanas no Rio

  1. Leonardo Luz diz:

    Doc, depois deste último parágrafo faltou algo representado um lágrima escorrendo no rosto….. hehehehhehehehehe
    Cara, como já falei, foi ótimo reencontrá-los. Apareçam mais… de preferência com heirdeiros(as)!!!! Abraços

  2. Gostoso ler que você realmente pertence a Vancouver!
    Sortuda sou eu que vou continuar tendo a minha amiga por perto…
    bjos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: