Lá, ali, aí, acolá – there

O português é uma língua bem mais rica que o inglês. Aqui às vezes faltam algumas palavras que em português estamos acostumados a usar. Em diversos momentos existe uma única palavra em inglês que contém os significados de mais de uma em português.

Com o tempo a gente vai pegando as nuances e se acostumando. Mas tem umas coisas que acabam complicando situações aparentemente bem simples. Bom, pelo menos isso acontece comigo.

Um exemplo bobo e que às vezes provoca uma certa pane no meu sistema é a palavra there. É simples e todo mundo sabe que significa lá, ali, aí ou acolá. Se bem que essa última aí não conta.

Por ter três palavras correspondentes em português (lá, ali, aí) me vejo em situações sem querer usando a palavra here ao invés de there. 

São situações como a de você estar falando no telefone e querer dizer: estarei aí. Você quer dizer que estará onde a pessoa está. Ou estarei lá, ou seja, no lugar para onde a pessoa do telefone também está indo. Em inglês para estas duas situações você usaria a mesma frase: I’ll be there.

Aí dá pane no sistema. Acaba saindo here. Ainda mais se somar a uma outra situação de a pessoa ao seu lado começar a falar alguma coisa do tipo ali, aqui, lá.

E não sei todo mundo é assim. Mas costumo falar aqui para uma área ao redor de mim. E ás vezes quero indicar alguma coisa que está a dois metros de mim, aponto e digo: aqui. Em português todo mundo entenderia. No inglês a pessoa te olha estranho se sai here. Tem que ser there.

Enfim, é uma coisa tão boba, simples e do dia a dia, mas que acabo me confundindo sem querer…

5 respostas a Lá, ali, aí, acolá – there

  1. Camila Veloso diz:

    Ih… Estou vendo que vou me atrapalhar toda com esse idioma heheh

    Ótimo 2010 para vocês!
    Abraços,
    Camila

  2. Camila Veloso diz:

    Ah, o meu comentário do blog Pão de Queijo Congelado, ok?!🙂
    http://paodequeijocongelado.wordpress.com/

  3. ursosnocanada diz:

    Feliz 2010 abençoado!!!!!!!!!!!
    Iremos p/ Vancouver dia 30/01/10!!!!!!!!
    See you in Canada!!!!!

    http://ursosnocanada.blogspot.com

  4. Anderson diz:

    Muito Bom.!!!

    Tenho a mesma dificuldade.
    Fico muito encucado com isso.

Deixe uma Resposta

