Débito

A primeira vez que fiz compras com o cartão de débito, isso foi há sete meses atrás e só agora resolvi escrever sobre isso, o caixa do supermercado perguntou se queria dinheiro também. Não entendi muito bem e disse não para evitar confusões.

Quando recebemos o cartão de débito do banco estranhei o gerente não perguntar qual a bandeira preferia (visa, mastercard). No cartão também não tinha nem uma, nem outra bandeira. Tinha escrito Interact.

Foi aí que descobri que, diferentemente do Brasil, o cartão de débito aqui não possui bandeira. É como se a gente estivesse na máquina de tirar dinheiro. Não traz nenhum encargo para o comerciante. No Brasil o comerciante paga um percentual em cima de cada compra, algo perto de 5%, para a visa ou para a mastercard. Aqui não.

Por isso vira e mexe os caixas perguntam se a gente quer aproveitar e pegar um dinheiro junto com as compras. Os comerciantes brasileiros iriam adorar que lá fosse tal como aqui.

2 respostas a Débito

  1. Leonardo Luz diz:

    Doc, eu nunca fiz isso por aqui, mas há algum tempo vi anúncios de que (agora) é possível retirar dinheiro ao fazer uma compra a débito. Não sei se é em qq estabelecimento e se qq banco ou “bandeira” tem essa vantagem… No entanto, pelo queu saiba, (ainda) temos a incidência dos 5%.

  2. Camila Veloso diz:

    Olá,

    Que interessante!!!
    Com certeza os comerciantes brasileiros iam adorar, ainda mais que tem comércio que nem “passa cartão” por causa dessa taxa que se paga.

    Abraço,
    Camila

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: