O jornalismo

Aqui na cidade existem dois jornais locais, o Vancouver Sun e o The Province. O primeiro estava com uma promoção de três semanas de graça e resolvi aproveitar.

Quando acabou esse tempo, me ofereceram uma assinatura de 9,90 por três meses. Achei ótimo, já que custa durante a semana 1 dólar. Continuei com eles. Espero que me ofereceçam alguma outra promoção, porque essa acaba em julho.

O modo como eles escrevem o jornal é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. A primeira página normalmente vem com uma foto de pelo menos um quarto de página e duas matérias, que terminam em algum lugar dentro do jornal. Tem mais umas três ou quatro chamadas no rodapé e acima do nome do jornal.

Às vezes me parece que falta um pouco de notícia para eles. Ontem tinha uma matéria na primeira página que não tinha nada de notícia. Era simplesmente narrando como um garoto se formou na high school e resolveu comemorar fazendo uma escalada sozinho num dos morros da cidade no dia seguinte.

Li a matéria esperando que algo de errado fosse acontecer. Que ele caísse, ficasse perdido, passasse fome, fosse atacado por um urso. Mas nada. Ele até encontrou um urso. Mas os dois só ficaram se olhando e nada mais.

Outro ponto alto da matéria foi quando a mãe ligou para o celular dele enquanto escalava uma parte difícil. E ponto. Nada mais na matéria.

Em outros momentos leio as reportagens e sinto alguma coisa faltando, alguma informação. Parece que uma das famosas perguntas o quê? quem? quando? onde? por quê? como? e daí? está faltando.

Pode ser que eles considerem que os leitores já saibam tal informação. Como jornalista, pelo menos de formação, que sou, me parece estranho.

5 respostas a O jornalismo

  1. Chocólatra diz:

    que interessante! viver num país assim significa que absolutamente TUDO é diferente! Umas coisas são “piores” e outras muuuitas “melhores”!
    e o que não falta no Brasil são notícias! Tá vendo como as notícias ruins estão enraizadas na gente..vc esperava que algo ruim tivesse acontecido com o menino…
    Abraço

  2. Marina diz:

    Adorei o blog de vcs!!!!
    Nunca tinha visto, vou acompanhar sempre!
    abraços!!

  3. Daianne diz:

    Eu acho o jornalismo aqui muito fraquinho. As noticias nao sao aprofundadas e nao ha discussao ou quase nada de critica.. na Tv entao e uma festa… fora que ainda nao me acostumei a ver o jorbnal da manha recomecar a cada 30 minutos…
    E por falar em jornalismo, No Brazil derrubaram o diploma ontem.. o pior foi nos compararem a cozinheiros…
    abracos

  4. Oswaldo diz:

    Tem que derrubar a necessidade de diploma mesmo. Faria muito mais sentido os jornalistas terem um curso de economia, ciências sociais, antropologia, filosofia ou algum outro com uma especialização em jornalismo do que do jeito que é hoje. E receita de bolo, como são os jornais diários, se aprende fácil, fácil.

  5. Olá, Oswaldo!

    Sou jornalista também e descobri hoje o seu blog.

    Estamos aqui em Vancouver há dois meses e também tenho achado o jornalismo daqui bem estranho. Hoje mesmo eu e meu marido estávamos assistindo o jornal The National, da CBC, e parece que eles não têm o que dizer, mesmo sendo um telejornal nacional. A matéria principal (mais longa) foi sobre como economizar na festa de casamento…🙂

    Abraços,
    Fabiana

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: